domingo, 12 de outubro de 2008

O que é a Igreja Adventista do Sétimo Dia? (IASD)


Os Adventistas do Sétimo Dia são, doutrinariamente falando, herdeiros do Movimento Milerita da década de 1840. Apesar do nome “Adventista do Sétimo Dia” ter sido escolhido em 1860, a denominação só foi organizada oficialmente em 21 de maio de 1863, quando o movimento era composto de 125 igrejas e 3.500 membros. O trabalho se concentrava mais na América do Norte até 1874, quando J. N. Andrews foi enviado para a Suíça como primeiro missionário oficial além-mar. A África foi penetrada em 1879, quando o Dr. H. P. Ribton, um recém-convertido na Itália, mudou-se para o Egito e abriu uma escola, mas o projeto foi encerrado quando houve uma revolução nas redondezas da escola. O primeiro país não-protestante a ser atingido foi a Rússia em 1889 com a chegada de um ministro.
Em 20 de outubro de 1890 a escuna Pitcairn aportou em São Francisco, Califórnia e logo se ocupou em levar missionários para as Ilhas do Pacífico. Os adventistas do sétimo dia entraram em países não-cristãos pela primeira vez em 1894 – Costa Dourada, (Gana), África Ocidental, e Matabeleland, África do Sul. Neste mesmo ano missionários foram enviados à América do Sul, e em 1896 havia também representantes no Japão. A Igreja atualmente tem seu trabalho estabelecido em 204 países.
A publicação e distribuição de literatura foram os fatores mais importantes no crescimento do Movimento Adventista. O Adventist Review and Sabbath Herald (atual Adventist Review), o principal periódico da igreja, foi fundado em Paris, Maine, em 1850; a Youth Instructor em Rochester, Nova York, em 1852; e a Signs of the Times em Oakland, Califórnia, em 1874. A primeira casa publicadora denominacional em Battle Creek, Michigan, começou a funcionar em 1855 e foi legalmente incorporada em 1861 com o nome de Associação de Publicações dos Adventistas do Sétimo Dia.
O Instituto de Reforma de Saúde, mais tarde conhecido como Sanatório de Battle Creek, abriu suas portas em 1866, e a sociedade de trabalho missionário foi organizada a nível de estados em 1870. A primeira escola da rede mundial de ensino da Igreja foi estabelecida em 1872, e em 1877 deu-se início à associação de Escolas Sabatinas. Em 1903 o escritório central da denominação mudou-se de Battle Creek, Michigan, para Washington, DC, e em 1989 para Silver Spring, Maryland.
A principal mensagem dos adventistas do sétimo dia pode ser sintetizada no “evangelho eterno,” a mensagem cristã básica de salvação pela graça mediante a fé em Cristo, a tríplice mensagem de Apocalipse 14: 6-12, o chamado para adorar ao Criador, “ pois é chegada a hora do Seu juízo.” Essa mensagem é epitomizada na frase “os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.”

Cuidado com o Vulcão!



Aqueles que correm atrás de outros deuses trazem muito sofrimento para si mesmos. Salmo 16:4
No ano 79 a.C., as lavas furiosas do vulcão Vesúvio atingiram as cidades de Pompéia e Herculano. Entre os milhares de pessoas que morreram, muitos tiveram suas histórias reconstruídas pela arqueologia moderna.
Quando a chuva de cinzas e pedras atingiu as cidades, o pânico tomou conta da população. Muitas casas ruíram ou simplesmente desabaram com as explosões. Um escravo tentou fugir; mas, em meio à escuridão e os gases tóxicos, resolveu ficar e procurar um lugar seguro. Com toda pressa, ajuntou os tesouros da casa, as jóias, os copos de ouro e os talheres de prata. Ao carregar todo aquele peso, seus pulmões buscaram mais ar, e os gases o fizeram perecer alguns metros adiante.
Na rua de Stabias, em Herculano, havia um famoso mosaico representando um cachorro, em que se encontravam as palavras “Cave canem”. Ali, duas jovens perderam a vida enquanto procuravam suas estimadas jóias.
Em uma das portas da cidade, muita gente corria desesperadamente à procura de salvação. Aqueles que moravam nos bairros mais próximos do mar conseguiram se salvar. Entre estes, havia um homem chamado Caius Sallustius, cuja casa ficava na rua de Mercúrio. Sua mulher, no entanto, tentando reunir as jóias e o dinheiro, perdeu tanto tempo que, ao sair da casa para fugir, foi alcançada pela fúria do vulcão.
Para aquelas pessoas, a salvação só valeria a pena se os pequenos deuses particulares estivessem ao seu lado. Acabaram perdendo a vida e aquilo que levavam.
Quando fazemos de algo ou de alguém a coisa mais importante da nossa vida, a ponto de Deus ficar em segundo plano, perdemos a proteção que Ele quer nos dar. As lavas da cobiça e as cinzas da idolatria são mortais. Não perca tempo e fuja delas o mais rápido possível!